quinta-feira, 3 de novembro de 2011

INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO DE QUADRO FUNCIONAL DA ESCOLA RUY COELHO

Motivada pelas proximidades da data de 1º de maio de 2008, ocasião em que iniciei o trabalho de avaliação do quadro funcional (professores e funcionários) da Escola Ruy Coelho Gonçalves, no Bairro Santa Rita-COHAB em Guaíba, através da parceria entre ONG ASSOBECATY  e essa instituição de ensino, por acreditar conforme, as definições de autores logo abaixo, que ser o trabalho um dos modos que as pessoas se apropriam de suas subjetividades, tornam-se parte da sociedade, enfim uma das possibilidades que um sujeito escreve sua história de vida. Esta intervenção foi feita em três momentos, envolvendo os três turnos da escola, participaram 42 trabalhadores, com tempos de serviço que variavam de 02 meses a 28 anos de serviço, no qual as pessoas foram convidadas a participar espontaneamente, sem necessidade de identificar-se, ou, para aqueles que desejariam uma devolução individual acenou-se essa possibilidade. Conforme mencionado, alguns autores fazem uma breve definição:
O trabalho humano é uma dupla troca entre a objetividade e a subjetividade do mundo real, que o modifica através de ações concretas. É através do trabalho que o homem descobre-se igual aos outros homens e constitui-se como ser humano. A partir de sua subjetividade, ele vai se diferenciando e construindo sua individualidade (CODO; GAZZOTTI,1999).
O trabalho é a ocasião do sujeito perseguir seu questionamento interior e de traçar sua história, inserindo-se em relações sociais, para as quais pode transferir o questionamento de seu passado e de sua história afetiva (DEJOURS,1992).
Dos resultados obtidos não faremos muita menção aos resultados qualitativos, visando preservar a identidade dos participantes, no entanto encontramos alguns dados significativos, onde 11,90% apontam para um quadro indicativo de estresse (limite para um quadro de adoecimento maior), 40,47 % com índice elevado de estresse ( risco de adoecimento com maiores comprometimentos em outras áreas), 45,23 %não apresentaram indicativos de estresse e por fim olhando-se na totalidade da amostra nos chamou a atenção de que esta apresentam no total 35% apresentaram altos índices de indicativos para um quadro de estresse cronificado. Por esse motivo definiremos o termo estresse abaixo:
ESTRESSE: Estresse psicológico foi um conceito aplicado além do conceito da dimensão biológica, definido por Lazarus e Folkmann (1984), como uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao seu bem estar. Chamam atenção para a importância da avaliação cognitiva da situação (o fator estressor) que determina por que e quando esta situação é estressora e para o esforço de enfrentamento, ou seja, a mudança cognitiva e comportamental diante do estressor.
Burnout descreve o estresse crônico em profissionais cujas atividades exigem alto grau de contato com pessoas. Na sua concepção clínica burnout se caracteriza por sinais de exaustão física, psíquica e emocional que ocorrem quando as tarefas intelectuais exigem grande qualificação intelectual, decisões importantes e de peso emocional intenso.(FRANÇA,1987).
Segundo Pereira (2002), o burnout evoluiu com exaustão emocional, despersonalização e redução da realização profissional: a)exaustão emocional - sensação de esgotamento físico e mental, não dispor de energia para nada, estando no limite das possibilidades; b)despersonalização – o indivíduo não perde a personalidade, mas essa sofre alterações, levando o profissional a ter um contato frio e impessoal com os usuários dos seus serviços, assumindo atitudes de cinismo, ironia e indiferença; c) reduzida realização pessoal – insatisfação com o trabalho, sentimento de insuficiência, baixo auto-estima, desmotivação, baixa eficiência, com ímpetos de abandono do cargo.
Finalmente, após a devolução dos resultados coletivos e individuais, pudemos sentar com a Direção da Escola e a partir destes, pensarmos em estratégias futuras em relação ao quadro apresentado.

                                                Débora Lúcia de Souza e Silva
                                                 Psicóloga-CRP/RS 07/15877 


Um comentário:

  1. Este foi um dos trabalhos realizados em 2008, através da parceria da ONG ASSOBECATY e ESCOLA ESTADUAL RUY COELHO, no bairro Cohab/Santa Rita-Guaíba/RS.

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