terça-feira, 17 de julho de 2018

Travessias e Mudanças




 Travessias e Mudanças

Inicio esse pequeno escrito lembrando de nosso ilustre Fernando Pessoa sobre o tempo de travessia quando suscita que chega um tempo de abandonar as roupas usadas, que já tomaram a forma do corpo, e nos desvencilharmos de velhos hábitos, velhas condutas, de tomarmos os mesmos caminhos chegarmos aos mesmos lugares, se não ousarmos ficando a margem de nós mesmos, presos a velhos paradigmas e crenças.
Precisamos de muita atitude e coragem para quebrar essas condutas repetitivas, por vezes destrutivas. Pensamos e lembramos também do velho Freud, quando menciona a nossa tendência a repetição, de coisas e hábitos, mesmo sabendo muitas vezes que estes nos prejudicarão, porque o entendimento neuropsíquico de nossos padrões mentais na forma de pensar, sentir e agir se repetem.
O admirável Sri Prem Baba também dá sua contribuição a essas questões, nas quais afirma que é preciso grande força e vontade e persistência, para quebrar um padrão mental destrutivo,como se fosse uma droga, que no primeiro momento dá um verdadeiro êxtase.Certamente esse processo persiste porque há um vício e talvez um certo prazer nisso.
As redes neurais que agem na parte física, dão verdadeiros comandos que nos induzem a repetição, mas logo após vem a derrocada e destruição, assim necessitamos quebrar a rota desses caminhos para podermos fazer novos redirecionamentos.
Passar por uma transformação assim é algo desafiador. Dessa maneira, tende-se que ter um grande esforço e vigilância para romper com esses padrões definitivamente. Mudar nunca foi fácil, mas é essa mais uma tarefa de uma humanidade capaz de evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário