quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mandela no Filme Invictus

Na última sexta-feira, dia 09 de dezembro de 2011, ao assistir o filme Invictus na companhia de alunos e professores da Escola Estadual Aglae Kehl, algumas reflexões em mim brotaram, embora eu estivesse ali como convidada e com uma brecha de tempo puder trabalhar o microprojeto Crônicas na Rua-Mais Cultura/Pronasci. O enredo do filme trata da história pós-prisão e mandato político de Nelson Mandela como presidente da África do Sul e, pensando na discussão pretendida após o filme veio justamente a pergunta:- Por que Mandela fora sem dúvida um líder carismático político? Como fora capaz de traçar sua própria história? Logo algumas palavras surgiram de ímpeto em meu pensamento: ética e moral inabalável, firmeza de propósitos, identidade pessoal e cultural.
Também me peguei pensando como Mandela seria identificado? Muito em breve pensei - homem negro, sul-africano, letrado em Direito, prisioneiro por 27 anos, líder político carismático, de valores éticos e morais muito bem solidificados. Em seguida lembrei, como os africanos o chamavem de Madiba, referindo-se ao seu clã, linhagem, pois todos sabemos que a África é rica, também no aspecto de patrimônio material.
A partir de todas essas conexões, talvez para alguns possa parecer verdadeiros devaneios ou delírios, surge das minhas reflexões a palavra identidade cultural, ou seja, o sentimento de identidade, de pertença  a um grupo ou cultura, é exatamente o ponto chave de Mandela, sua identidade cultural, podendo ser entendida como as questões sobre lugar, gênero, raça, história, nacionalidade, orientação sexual, crença religiosa e etnia. A partir da base sólida de sua identidade, pode escrever sua própria história pessoal e de liderança política, mesmo assumindo uma nação dividida pelo regime do apartheid, sob intensos conflitos étnicos, políticos e de interesses diversos que compõe o fenômeno grupal pela disputa de poder.
É sobre esses pontos que detive minha atenção, deixo a discussão de outros aspectos para as outras ciências. Sem dúvida quando perguntada sobre quais as predileções sobre filmes e líderes, modelos inspiradores, pessoas que admira,etc e tal, comuns nas págimas de perfis das redes sociais, com certeza em perfil pessoal encontrarão Mandela como um dos meus eleitos e, que deixo como dica aos jovens corajosos na jornada do conhecimento, dentre os quais também me incluo.

                                                     Débora Lúcia de Souza e Silva
                                                      Psicóloga-CRP/RS 07/15877
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário