domingo, 11 de dezembro de 2011

Túria a Personagem Drogada-Atividade Integrada das Crônicas com Contação de Histórias

No dia 06 de de dezembro de 2011 na Escola Estadual Aglae Kehl, mais uma  vez fizemos integração das oficinas de contação de histórias e criação de personagens da professora Zélia Araújo Lima, juntamente com a proposta do Concurso de Crônicas, que trouxe a seguinte personagem:
" Túria tem  20 anos, seus pais são funcionários públicos,é a filha mais velha.Tem dois irmãos,de 10 e 12 anos.
A família mora na cidade Novo Horizonte.
Túria, estuda na escola  Terceiro Milênio ,cursa  3ª ano do ensino médio. Sempre foi  estudiosa e  dedicada .
seu comportamento mudou depois que conheceu  o Juventino Medonho , o sangue bom, da banda To ligado.Há  6 meses deu  apenas uma tragadinha no bagulho do bom.
Agora é viciada em craque,sua família a internou várias vezes, está  desolada . A jovem quebra tudo dentro de casa e também, agride seus pais.
Mais uma vez  foi internada. A abstinência a tornou Agressiva,fugiu da clínica. Precisa de ajuda.
Agora, perambula  pela rua, pede trocadinhos para sustentar o seu vício."

A partir da encenação da personagem Túria, com a qual também interagi, foi possível trabalhar o tema das drogas, no aspecto da prevenção, trabalhou-se com os conceitos de dependência química, abstinência  e de outras consequências na vida social das pessoas como a solidão, desagregação familiar,etc.
Com essa intervenção foi possível observar que alguns jovens se comoveram, alguns pudemos perceber suas lágrimas quase caindo de seus olhos, outros sentiram-se encorajadas  e relataram que conheciam pessoas em ruas próximas às casas e que estes tinham morrido em conseqüência para alguns do consumo e outros em função do tráfico de drogas no entorno do local, " nas bocas de fumo". Alguns nesse momento declararam que iriam criar  histórias (textos), crônicas, junto com irmãos ou primos, porque já tinham passado da idade, que compreendia a faixa etária do microprojeto. Professora Zélia deixou sua mensagem final também, dizendo a eles que eram jovens cheios de possibilidades e que podiam fazer suas escolhas, inclusive livre do mundo das drogas.

                                          Débora Lúcia de Souza e Silva
                                             Psicóloga-CRP/RS 07/15877




Um comentário:

  1. Personagem Túria, a drogada representada pela Professora Zélia Araujo Lima, na atividade de integração das Oficinas de Contação de Histórias e Concurso de Crônicas na Escola Estadual Aglae Kehl.

    ResponderExcluir