No dia 06 de de dezembro de 2011 na Escola Estadual Aglae Kehl, mais uma vez fizemos integração das oficinas de contação de histórias e criação de personagens da professora Zélia Araújo Lima, juntamente com a proposta do Concurso de Crônicas, que trouxe a seguinte personagem:
" Túria tem 20 anos, seus pais são funcionários públicos,é a filha mais velha.Tem dois irmãos,de 10 e 12 anos.
A família mora na cidade Novo Horizonte.
Túria, estuda na escola Terceiro Milênio ,cursa 3ª ano do ensino médio. Sempre foi estudiosa e dedicada .
seu comportamento mudou depois que conheceu o Juventino Medonho , o sangue bom, da banda To ligado.Há 6 meses deu apenas uma tragadinha no bagulho do bom.
Agora é viciada em craque,sua família a internou várias vezes, está desolada . A jovem quebra tudo dentro de casa e também, agride seus pais.
Mais uma vez foi internada. A abstinência a tornou Agressiva,fugiu da clínica. Precisa de ajuda.
Agora, perambula pela rua, pede trocadinhos para sustentar o seu vício."
A partir da encenação da personagem Túria, com a qual também interagi, foi possível trabalhar o tema das drogas, no aspecto da prevenção, trabalhou-se com os conceitos de dependência química, abstinência e de outras consequências na vida social das pessoas como a solidão, desagregação familiar,etc.
Com essa intervenção foi possível observar que alguns jovens se comoveram, alguns pudemos perceber suas lágrimas quase caindo de seus olhos, outros sentiram-se encorajadas e relataram que conheciam pessoas em ruas próximas às casas e que estes tinham morrido em conseqüência para alguns do consumo e outros em função do tráfico de drogas no entorno do local, " nas bocas de fumo". Alguns nesse momento declararam que iriam criar histórias (textos), crônicas, junto com irmãos ou primos, porque já tinham passado da idade, que compreendia a faixa etária do microprojeto. Professora Zélia deixou sua mensagem final também, dizendo a eles que eram jovens cheios de possibilidades e que podiam fazer suas escolhas, inclusive livre do mundo das drogas.
Débora Lúcia de Souza e Silva
Psicóloga-CRP/RS 07/15877
Personagem Túria, a drogada representada pela Professora Zélia Araujo Lima, na atividade de integração das Oficinas de Contação de Histórias e Concurso de Crônicas na Escola Estadual Aglae Kehl.
ResponderExcluir